Parabéns para você, para nós!
Hoje celebramos o Dia do Cliente!
E, propositalmente, escolhi o dia de hoje para publicar o meu primeiro artigo no LinkedIn. O mês de setembro é um marco na minha vida, pois celebramos o bem mais importante da nossa vida profissional: O Cliente. E mais do que esse “título”, ouso transformar “Cliente” no conceito de PESSOAS que dão sentido ao nosso trabalho.
E, para mim, trabalho é sinônimo de realização. Aquilo que corresponde ao caminho que eu percorro para alcançar os meus sonhos e compartilhar o meu propósito com outras pessoas que acreditam no mesmo.
Esse propósito começa com uma pergunta, e hoje eu quero registrá-lo nesta rede:
“O quanto o seu cliente está disposto a investir em seu Atendimento?
Vivemos em um mundo onde cumprir prazos e fazer entregas com qualidade se transformou em diferencial, quando na verdade não passam de obrigações.
Nos acostumamos a uma cultura que valoriza técnica, tecnologia, números e que, por vezes, acaba se esquecendo das pessoas.
Ainda assim, o que me tira todos os dias da zona de conforto é entender que para ser a melhor escolha de alguém, precisamos ser pessoas melhores!
A minha “loucura” é trabalhar por um mundo em que a gente resgate a conversa de qualidade, a habilidade de se conectar com o outro e o crescimento profissional por meio da valorização do Atendimento feito com alma, com empatia e com afeto!
Para que isso aconteça, reúno e desenvolvo pessoas que compartilham desse mesmo propósito, que acreditam no relacionamento como diferencial e na empatia como valor fundamental para um mundo melhor.
Juntos somos Agentes de Valor!
Pessoas comprometidas com a confiança que recebem de seus clientes, bem como em promover mudanças positivas em suas vidas.”
Ouço inúmeros profissionais discutirem sobre as dificuldades de aumentar seu faturamento, vender mais para os mesmos clientes, fechar novos negócios, bem como manter sua equipe engajada, e entendo que a atual economia somada às incertezas do mercado influencia nesse cenário. Também acredito que não são as únicas responsáveis pelos nossos resultados.
No meu primeiro emprego recebi a seguinte orientação: “Flávia, a gente quer vender e precisa vender, mas a sua primeira preocupação não deve ser vender nossos produtos. Você tem que conhecer cada uma das pessoas que entrar por aquela porta”. Esse foi o gatilho que mais tarde me fez entender o sucesso de uma grande empresa, de um profissional reconhecido e desejado pelo mercado.
No dia de hoje, em que celebramos aquele que deve ser a razão da nossa atuação todos os dias, quero te lembrar que precisamos ir além e construir relacionamentos em que todos ganham. Isso só acontece quando ultrapassamos a zona de conforto, e mais que uma oferta construída com base “no que eu acho que o cliente precisa”, entregamos uma oferta construída com base na perspectiva emocional do nosso cliente.
Para isso é importante investirmos em duas coisas: tempo e esforço em estabelecer vínculos verdadeiros, afinal o que eu faço outro pode fazer, mas quem eu sou e como me relaciono com o outro é o que dá valor, diferencia o meu trabalho, e mais: me abrem novas portas, por meio de indicações. Eu vivo essa máxima e destaco que os benefícios vão muito além do campo profissional. Eles impactam e constroem a nossa qualidade de vida.
Quando falo das indicações estou falando do Marketing mais poderoso e de menor investimento que existe. Estou falando sobre desenvolver um Relacionamento com o Cliente com tamanho engajamento, que o mesmo se transforma em mais do que um cliente fiel, um porta-voz da nossa empresa/negócio. Além disso, assume a posição de influenciador direto da decisão de compra de outros potenciais clientes, simplesmente pela condição de validar ou não a experiência conosco.
A verdade é que ninguém vende tão bem quanto o cliente!
Sendo assim, é importante aproveitarmos o dia de hoje e refletir: com base em quem estou tomando as decisões do meu negócio? Com base em quem estou fundamentando as minhas estratégias?
Se não buscarmos essa validação no cliente estaremos vivendo a constante “gestão do otimismo”, na esperança de que “amanhã será um dia melhor”, apenas olhando o horizonte à procura de terra firme, sem se dar conta de que há um furo no casco do navio. Se nada for feito, mais cedo ou mais tarde ele vai naufragar. Infelizmente, seu negócio também.
Questione-se constantemente: eu seria cliente do meu próprio negócio? Que sentimento transmito para as pessoas que trabalham comigo? E, o que acontece quando não estou presente?
As respostas dessas perguntas, quando sinceras e transparentes, estimulam o nosso desejo de mudança e nos direcionam para estratégias simples, que executadas de forma consistente e com foco no desenvolvimento pessoal nos permitem alcançar o sucesso.
E sucesso com base na realização daqueles que alcançam os seus objetivos através da nossa presença.
Nesse dia 15 de setembro, prepare-se para iniciar uma segunda-feira com espírito de Agente de Valor!
Que ao abrir a porta da sua empresa, do seu escritório ou ser recebido pelo seu cliente no espaço dele, você assuma o compromisso de ir além da qualidade, dos prazos, da postura, dos relatórios, indicadores, gráficos e planilhas, e entregue sorriso no rosto, entusiasmo e o seu DNA!
Acesse o Post original no Linkedin: