O Professor: Empreendedorismo
No dia de hoje, em que comemoramos o Dia do Professor, relembrei todos aqueles que me ensinaram muito mais do que conhecimento, lições de vida. Uma delas nos traz a seguinte reflexão:
“Na era em que todos têm voz, qual a sua mensagem?"
Fui provocada com esse questionamento e achei pertinente trazer ele para você que me acompanha por aqui também.
Acredito que minha mensagem não só está chegando até você, mas está fazendo sentido e criando muitas oportunidades para estarmos juntos! Por isso resolvi te contar uma história:
Um dia, depois de uma reunião de apresentação de um novo projeto, o meu líder perguntou:
“Flávia, você tem alguma consideração?”
E eu sem experiência disse:
“Não. Concordo com tudo que foi apresentado”.
Assim que todos saíram o meu líder me ensinou uma das lições mais valiosas:
“Flávia, sempre que 2 ou mais pessoas se reúnem e alguma delas não tem nada a acrescentar, questionar, ou ponderar, uma delas é dispensável!”
Achei que ia ser demitida! Graças a Deus não fui, porque depois desse episódio aprendi ainda mais.
De lá pra cá apresento as minhas ideias e especialmente aquilo em que acredito sem medo! Só assim a minha mensagem tem VALOR, pois é através desse caminho, dessa interação, que vocês me conhecem cada dia mais, e que naturalmente fechamos cada dia mais e melhores negócios.
Agora eu te pergunto:
"Qual mensagem você transmite para garantir o seu espaço e se conectar com os clientes certos?
Quais lições os professores que a vida te apresentou se transformaram em insights valiosos para você?"
Dando sequência a minha história, mais tarde, depois desse episódio que relatei, em Agosto de 2016 eu escrevi e entreguei para o meu líder a seguinte carta:
“Venho por meio desta carta disponibilizar o cargo de Assistente de Atendimento ao Cliente, dentro de 30 (trinta) dias.
Agradeço a oportunidade, a confiança e o aprendizado que permearam esses anos de relacionamento com a empresa.
Ponderei as motivações e expectativas que me trouxeram até aqui, e conclui que a alegria e a disposição com as quais sempre desenvolvi minhas atividades já não são as mesmas.
Motivo pelo qual acredito que é a hora de me desligar, abrindo espaço para que outro profissional assim o possa fazer, garantindo a qualidade de atendimento prezada pela empresa.
Sucesso a todos e que possamos nos encontrar ao longo caminho com boas lembranças e experiências”.
Ainda sem saber, 06 meses depois eu “entrava em desespero” em outro País, com o dinheiro contado e pensando no quanto eu precisava arrumar um emprego pra pagar pelo lanche que eu fazia naquele momento.
Descobri uma força muito grande em mim ao enfrentar desafios, ao aprender a lidar com a instabilidade de não ter um salário fixo, ao ser ainda mais disciplinada para lidar com a flexibilidade do meu tempo, e acima de tudo ser a minha própria liderança, responsável por avaliar diariamente o meu desempenho.
Assumir as rédeas de um negócio que é seu não é nada fácil! E tá tudo bem se esse não é o seu caminho, meu objetivo com essa mensagem aqui é outra reflexão.
Onde quer que você esteja, independente dos professores que teve, empreendedor ou colaborador, com dinheiro no bolso ou desesperado por um emprego, você sabe reconhecer quando está 100% dedicado a fazer algo que você ama? O que você ama?
“Suba o primeiro degrau com fé! Não é necessário que você veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo!”
– Martin Luther King
Porque é isso que vai te levar adiante, é isso que vai te fazer resistir, e também honrar as oportunidades que você tiver! As empresas que te abrem as portas merecem o seu 100% e só quando você entregar isso para elas estará pronto para sair e dar 110% para o seu Propósito.
Nesse dia do Professor, te convido a refletir sobre todas as lições de vida que aprendeu até aqui. Muito além das teorias, aquelas que aprendeu na prática com pessoas que lideraram seu caminho a cada período, desde a escola, passando pelo primeiro emprego, e vivendo ao seu lado os projetos que você tem hoje.
Gratidão a todos os professores que tive, e que me permitiram estar aqui hoje, compartilhando as minhas lições de vida!
Acesse o Post original no Linkedin: