Empatia, Conexão & Performance

Artigos

Qual é o seu IKIGAI?

Blog-Flavia-Maciel-Qual-o-seu-Ikigai.jpeg
 
 

Deixa eu te contar uma história...

Desde criança, e conforme fui crescendo, eu ouvia vários adultos reclamarem do trabalho. Inclusive dentro da minha própria família era comum chegar no final do dia e ouvir comentários como:

“Não aguento mais esse trabalho”
“Não vejo a hora de me aposentar”
“Não suporto ter que encontrar fulano/ciclano todos os dias”

Além de ouvir frases como essas, ainda tinham todas as síndromes do domingo à noite, do final das férias, do trabalho ideal que não saiu do papel, das vontades de fazer X Y Z mas que o trabalho não permitia por X Y Z razões... Enfim!

Acredito que muitos por aqui cresceram ouvindo e presenciando essas situações.

Quando chegou a minha vez de trabalhar, e ao longo dos últimos 13 anos (meu primeiro emprego foi em 2007) eu acreditei na ideia de que é possível SIM ser feliz com o trabalho que escolhemos!

Desde então é isso que busco para a minha vida profissional, felicidade e sorriso no rosto dentro das atividades que desempenho.

Também de lá para cá cheguei à conclusão de que para que isso fosse uma realidade, eu precisava descobrir aquilo que eu AMO. E muito rapidamente concluí que era ouvir e conversar com as PESSOAS. Conhecê-las e verdadeiramente me interessar pelas suas histórias.

Com a mesma agilidade que encontrei essa primeira resposta, comecei a me perguntar diante das coisas que eu fazia: Será que sou boa? Em que eu sou boa?

Diferente da primeira questão, fui encontrar essa resposta só depois que voltei no tempo, percorri a minha história desde a infância, e reconheci que a maioria dos elogios que recebi sempre foram com relação à minha COMUNICAÇÃO e capacidade de sintetizar as ideias de forma clara e acessível.

Acontece que essas respostas por si só nem sempre abriam as portas que eu queria. Foi então que em 2018/2019 eu conheci o IKIGAI (saiba mais). Um conceito japonês que significa “Razão de Viver”, e que me apresentou outras duas reflexões:

1. Como o que eu AMO + no que eu sou BOA pode contribuir para o que MUNDO precisa?

2. Poderei ser PAGA por esse trabalho?

Acreditando que o mundo precisa de mais EMPATIA e CONEXÃO humana, eu encontrei a minha razão de viver. Aquilo que move todos os dias e que por consequência me remunera de diversas formas: Capacitar pessoas para alcançar resultados através da construção de RELACIONAMENTOS que resgatam a CONFIANÇA, a LEALDADE, e a TRANSPARÊNCIA nos negócios.

A você que leu até aqui, desejo que encontre e se fortaleça cada dia no seu IKIGAI. Especialmente para que daqui 10, 20, 30 anos, você seja lembrado(a) pela pessoa que era FELIZ fazendo algo que AMA, e não alguém que só reclama do dia-a-dia que você mesmo escolheu!

Qual a sua escolha para 2020?

 

Acesse o Post original no Linkedin:

 
Flávia MacielComentário