O que o Relacionamento com o Cliente pode fazer por você hoje?
Ou, o que ele pode fazer por você até o final do ano? E em 2021?
Para responder a estas perguntas o primeiro conceito que precisamos compreender é a diferença entre Atendimento e Relacionamento.
Estamos habituados a falar sobre atendimento ao cliente e seus índices de satisfação, e muito pouco discutimos sobre o relacionamento com o cliente e o potencial que essa temática nos revela sobre motivação.
E é justamente com base nessa última palavra que responderemos à pergunta título deste artigo:
O que o relacionamento com o cliente pode fazer por você hoje?
A resposta é:
Mantê-lo motivado com foco na visão de futuro que você desenhou para o seu negócio!
Afinal motivação significa motivo para ação. E quais são os motivos que você tem hoje para agir? Para manter o seu negócio rodando, tirar os projetos do papel?
Aumentar o seu faturamento?
Vender mais?
Fechar mais negócios?
Receber mais indicações?
Ter uma equipe mais engajada?
Todas essas razões são pertinentes, justas e naturalmente necessárias para a sobrevivência de qualquer empresa. O grande passo que daremos juntos neste momento é compreender que se basearmos as nossas estratégias com foco apenas nesses objetivos, permaneceremos na superficialidade de um cenário em que a nossa presença no mercado não cria ou agrega valor para ninguém.
Este é o cenário da obrigação. Muitas vezes confundida com diferencial. Corresponde ao comportamento de Marcas, Líderes e Equipes que colocam qualidade, entrega no prazo e canal de atendimento online como justificativas para serem a melhor escolha do cliente. Em pleno 2020 acredito que, assim como eu, você também já é capaz de enxergar os equívocos deste posicionamento.
Em contrapartida, e em adição aos motivos anteriores, o que o relacionamento com o cliente pode fazer por você até o final do ano, e em 2021, vai depender de como você responde às seguintes perguntas:
Sou uma empresa/ profissional consciente de que o ativo mais precioso que tenho são as pessoas que trabalham comigo?
Quais os impactos sociais, ambientais, e de governança que o meu negócio provoca?
Tenho políticas internas bem definidas com relação às boas práticas de gestão e cuidado de pessoas?
A solução que o meu produto ou serviço entrega está conectada a quais problemas?
Compreendo o que é ser omnichannel, e que este comportamento diz mais sobre o meu cliente do que sobre a minha empresa?
Estou investindo em uma comunicação mais humanizada?
E por fim, tenho claro e bem definido qual é a experiência que ofereço para os meus clientes?
Esses são os questionamentos que nos permitem olhar para os nossos negócios de uma perspectiva que passa a ter mais Foco no Cliente e na Percepção de Valor que ele tem daquilo que oferecemos. Mais importante do que atrair uma quantidade maior de clientes, nos próximos meses o desafio é construir relacionamentos com cada um daqueles que entrarem em contato com as nossas marcas (pessoais e profissionais) de modo que esta primeira interação, e todas as demais, agregue para o negócio recomendações que propaguem de forma genuína e positiva o sentimento de segurança, conforto, personalização e confiança que este cliente gostaria que também outras pessoas experimentassem conosco.
A prova de que este movimento é Próspero e Sustentável está na seguinte reflexão:
O que manteve o seu negócio de pé em 2020?
Quando todas as portas se fecharam e você não pode mais atender, com certeza foi o relacionamento com cada uma das pessoas que fazem parte da sua equipe, da sua carteira de clientes, do seu portfólio de parceiros e fornecedores que sustentou, de um jeito ou de outro, o Propósito que te move, e move tudo aquilo que você faz!